Ministro da Economia diz que IPI "desindustrializou" a economia brasileira

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a indústria não venceu o "estatismo" e que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) "desindustrializou" o Brasil. "Pela primeira vez, em 40 anos, reduzimos o IPI. Estamos transformando o excesso de arrecadação em menos impostos", disse, nesta quinta-feira (19/5), durante debate promovido pela TC Academy para falar sobre as Perspectivas Econômicas do Brasil.
 
Guedes também destacou que o problema da hiperinflação no Brasil é causada por um acúmulo de problemas políticos que impossibilitaram reformas ao longo dos anos após a redemocratização.
 
"Como não fizemos isso, fomos para uma hiperinflação. Queríamos fazer a reforma da Previdência, mas chegou a covid-19 e nós voltamos aos programas sociais", disse hoje.
 
Durante o evento, Guedes destacou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que foi criado pelo governo Bolsonaro com o objetivo de reduzir as demissões durante a pandemia, oferecendo flexibilizações ao empregador.
 
"Nos últimos 60 dias, perdemos 1,1 milhão de empregos. Corremos para criar um novo programa. Em vez de demitir, ligue para nós", destacou. 


Fonte: Diario de Pernambuco 

Data: 20/05/2022