Benefícios e desafios do e-commerce

O ano de 2020 está quase no fim, e muitas foram as mudanças vivenciadas em tão pouco tempo, principalmente no e-commerce.

Com o novo perfil do consumidor, a pandemia do coronavírus trouxe comportamentos consumistas mais cautelosos, muita pesquisa de preço e reorganização da vida financeira de muitas famílias.

Os donos de empresas que não estavam presentes nos meios digitais, tiveram que emigrar para esse mundo de benefícios e desafios.

Diante disso, a modalidade de venda e recursos são um pouco diferentes de se manter uma loja online, mais com ferramentas corretas poderá obter bons resultados de negócio, independente do segmento de mercado.

Quais os benefícios de se ter um e-commerce? 

O e-commerce reúne diversas vantagens para lojas e empresas online, seja para comercialização de um produto, bem como, para oferecimento de um serviço.

Leia abaixo, alguns dos benefícios de se ter um e-commerce, com algumas dicas práticas de como utilizar no seu negócio.

Disponível 24 horas e nos 7 dias da semana

Uma das maiores vantagens de ter um espaço virtual, é que o seu negócio vai estar disponível 24 horas por dia e nos 7 dias da semana.

Por exemplo, o e-commerce emporio do tênis, será uma loja virtual que vai estar aberta todo os dias, com vitrine de produtos, estoque e preço disponível para o cliente.

Além disso, com a variedade de produtos à venda, o cliente pode conferir a descrição do produto e tirar todas as dúvidas direto no espaço virtual.

Sem custos com equipe de vendas 

Outro benefício de ter um e-commerce, é que não gera despesa fixa com aluguel de sala e também custos com uma equipe de vendas.

Assim, mesmo funcionando de madrugada, o cliente poderá efetuar uma compra no seu site, sem necessitar de um atendimento direto com vendedor.

Possibilidade de crescimento de negócio

Apesar das facilidades de se vender online, é preciso ser estratégico, criar um plano de negócio sólido para atender o público exigente que do e-commerce.

Os valores das mercadorias são mais em conta, comparados à loja física, mas apenas oferecer um produto mais barato, não fará com que o consumidor compre no seu espaço.

Por isso, é preciso investir em estratégias de negócio, ler sobre marketing e administração para enfrentar os desafios do comércio eletrônico que vão além do destaque entre a concorrência.

A divulgação na internet se torna um recurso indispensável, onde se integra diversos canais de comunicação que podem se adaptar ao perfil da sua empresa

 

Quais os desafios do e-commerce?

Existem sim, inúmeras vantagens de se ter um comércio eletrônico, mas isso não quer dizer que não terão desafios.

Portanto, esteja bem alinhado ao seu objetivo de negócio, planejando e entendendo como funciona essa modalidade de comercialização.

Ficar de olho na concorrência será primordial para o destaque do seu negócio, pois é através dessa observação que você cria estratégias mais autênticas.

No entanto, o bom relacionamento com o cliente é um dos pontos que esse tipo de comércio deve sempre investir, pois apesar de ser uma atividade totalmente online, o consumidor leva sempre em consideração o atendimento de uma loja.

O site e as redes sociais são vitrine de produtos, a atenção aos comentários e disponibilidade de contatos no site, são pontos cruciais para se criar bom relacionamento com seu cliente, e divulgação do seu e-commerce.



Fonte: Jornal Contábil

 

Data: 27/11/2020